Brasil conquista medalha de bronze em torneio mundial de futebol com robôs

1 min de leitura
Imagem de: Brasil conquista medalha de bronze em torneio mundial de futebol com robôs

(Fonte da imagem: Reprodução/G1)

Quem é fã de robótica sabe que há várias competições envolvendo robôs, inclusive uma em que as máquinas são programadas para jogar futebol. E é exatamente nesta competição — chamada de RoboCup Jr. — que uma equipe de alunos brasileiros conseguiu conquistar o terceiro lugar mundial, a melhor marca desde 2006, ano em que o Brasil começou a participar do evento.

O nome do grupo que representou o país é EmeroCHS, sendo que eles precisaram vencer outros 15 países para que fosse possível levar a medalha de bronze para casa. A equipe é composta por estudantes de vários colégios de todo o Brasil, sendo que a idade dos envolvidos varia dos 15 aos 18 anos.

Uma competição acirrada

O evento ocorreu na Holanda, no mês de junho. O estilo das partidas é conhecido como Open Soccer, o que consiste em equipes de cinco robôs autônomos — ou seja, eles não recebem comandos durante a partida — e que competem em uma arena de 60 metros quadrados. Neste caso, as máquinas têm formato cilíndrico e contam com mais de cem sensores diferentes.

Dessa maneira, a EmeroCHS conseguiu criar robôs que apresentam noção do espaço da quadra, sem sair dos limites estabelecidos, e que também têm percepção de onde os seus parceiros e oponentes estão. Com isso, há a possibilidade criar uma espécie de comunicação e realizar jogadas ensaiadas que resultem em gols.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.