Os pesquisadores Michael Rubenstein, Christian Ahler e Rashika Nagpal desenvolveram um projeto no qual um verdadeiro exército de robôs pode ser criado. Apesar de parecer algo assustador, os Kilobots – como as peças são chamadas – estão mais para indefesos do que perigosos. Cada um desses objetos andantes custa 14 dólares para a Universidade de Harvard.

Os pequenos robôs se comunicam entre si por meio do pulsar de LEDs infravermelhos, que brilham e refletem no piso na parte de baixo desses pequenos robôs. Todas as unidades que estiverem por perto interpretam a mensagem luminosa através de um receptor de fotodiodo. Neste projeto, como você pode conferir no vídeo acima, mais de cem Kilobots se movimentam em conjunto na direção da fonte de luz que estiver aparecendo no cenário.

Segundo os pesquisadores, no experimento antigo a quantidade de robôs não ultrapassava 30 unidades e mesmo assim já apresentava um resultado impressionante. Agora, com uma centena, é possível estudar a forma como essas criaturas se comportam em grupos, sem ser necessário utilizar um programa de computador para simular essa situação.

Cupons de desconto TecMundo: