O precursor dos Transformers: MIT desenvolve pequeno robô que pode modificar a própria forma [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: O precursor dos Transformers: MIT desenvolve pequeno robô que pode modificar a própria forma [vídeo]

Quem é fã da franquia “Transformers” já deve ter imaginado quanto tempo vai levar até que robôs como os da série possam ser construídos pelo homem. Parece que a pergunta não ficará muito tempo sem resposta, sendo que pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) já criaram um robô extremamente simples que pode mudar sua própria forma.

O projeto do instituto norte-americano é baseado em um conjunto de pequenos motores, especialmente construídos para o dispositivo, ligados em série. Dessa maneira, é possível fazer com que cada um dos “elos” do robô se movimente independentemente dos demais ou em forma conjunta. Assim, com as instruções corretas, o robô é capaz de representar várias formas.

A ideia central do dispositivo era imitar o que acontece com o código genético, que configura cada um de seus elementos para que uma forma seja adquirida. Os motores do pequeno robô, no entanto, ainda não são fortes o suficiente para levantar mais que o próprio peso, limitando sua mobilidade. Ainda assim, espera-se que, em pouco tempo, esse problema seja resolvido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.