Do cinema para a roça: francês constrói "primo" de Wall-E para ajudá-lo na plantação

1 min de leitura
Imagem de: Do cinema para a roça: francês constrói "primo" de Wall-E para ajudá-lo na plantação

Eis a prova viva — na verdade, mecânica — de que a vida imita a arte. Lembra-se de Wall-E, o simpático robozinho que protagonizou a animação homônima da Pixar? Pois agora ele acaba de ganhar um parente também fora das telonas.

No entanto, aqui no mundo real, ele não precisa processar o lixo deixado pelos humanos. Na verdade, o trabalho do Wall-Ye — sim, esse é o nome do robô — é cuidar de um vinhedo. Construído por Christophe Millot, um francês que cansou de passar o dia em meio à plantação, a pequena máquina faz a poda das parreiras e ainda monitora a área para seu dono.

Para isso, ele utiliza seis câmeras equipadas em sua estrutura, o que permite que Millot tenha uma visualização completa de suas uvas. O mais impressionante é que Wall-Ye é tão inteligente quanto seu primo famoso, pois sua memória interna permite que ele memorize e reconheça cada uma das 600 videiras existentes. Isso significa que, por mais que ele não consiga terminar seu serviço em um dia, ele consegue continuar exatamente daquele ponto na manhã seguinte.

De acordo com seu criador, o serviço do robô se limita somente a esse trabalho de manutenção do vinhedo, mas já há planos para a adição de novos recursos em breve, incluindo a capacidade de colher, sozinho, as uvas — o que, para Millot, deve ser o equivalente a uma aposentadoria bem interessante.

Fonte: Dvice

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.