(Fonte da imagem: Reprodução/American Chemical Society)

Pesquisadores chineses desenvolveram o primeiro microrrobô, inspirado na estrutura biológica de insetos, que é capaz de andar sobre a água. De acordo com o site PhysOrg, o dispositivo robótico foi elaborado com base em um inseto da família Gerridae – o qual é conhecido como “inseto jesus” no Brasil.

O microrrobô não somente consegue caminhar sobre a água como também saltar de maneira muito similar à do inseto que o originou. Segundo a publicação, o robô minúsculo possui apenas 11 gramas e é capaz de realizar saltos de até 14 centímetros sem afundar.

Conforme relatos de Qinmin Pan, um dos responsáveis pelo projeto, esse feito é extremamente difícil, pois a força realizada na superfície da água para que o dispositivo robótico pule pode fazer com que suas “patas” afundem, fazendo-o ir por água abaixo – literalmente.

A tecnologia pode ser usada para monitorar a qualidade da água de lagos e rios, além de servir em missões militares como um ótimo espião. O estudo foi publicado na American Chemical Society.

Fonte: PhysOrg, American Chemical Society

Cupons de desconto TecMundo: