Cientistas conseguem controlar robôs através do pensamento humano

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas conseguem controlar robôs através do pensamento humano

(Fonte da imagem: ThinkStock)

Pela primeira vez na história, cientistas conseguiram controlar todas as funções de um robô usando somente os dados obtidos por uma máquina de ressonância magnética. Através de uma conexão da internet, um homem localizado em Israel conseguiu movimentar um ser robótico na França usando simplesmente a força de seu pensamento.

Segundo informações obtidas pelo site New Scientist, o objetivo da equipe de pesquisadores é propiciar uma vida melhor para pessoas que, por diferentes problemas, se veem presas dentro de suas mentes. Para que o feito fosse alcançado, foi preciso desenvolver um software capaz de interpretar corretamente imagens de scans cerebrais que em seguida as transforma em ações.

Quando o processo de desenvolvimento se mostrou satisfatório, os cientistas iniciaram a transmissão dos dados  obtidos em uma ressonância magnética através da internet para o Bésiers Technology Institute, na França. O resultado foi impressionante, já que o participante do experimento conseguiu controlar corretamente o comportamento de um robô com grande facilidade e eficiência.

Apesar do sucesso inicial, a pesquisa ainda está longe de ter chegado ao fim. Os responsáveis pelo projeto ainda querem testá-lo em dispositivos maiores e com características mais próximas às do corpo humano. Portanto, ainda deve demorar um tempo considerável até que uma tecnologia do tipo saia dos laboratórios e passe a ser usada em grande escala.

Fonte: New Scientist

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.