Desenvolvido por Junichi Urata e seus colegas do laboratório JSK da Universidade de Tóquio, um novo robô surpreende pela sua capacidade de reagir às mais diferentes reações. Por mais que os pesquisadores o chutem, empurrem ou o atinjam com bastões de baseball e pêndulos pesados, o aparelho simplesmente não perde o seu equilíbrio.

As pernas robóticas foram criadas baseadas em um novo sistema de acionamento elétrico, que permite a criação de seres mecânicos fortes, compactos e que usam uma baixa quantidade de energia. A novidade é uma modificação do sistema HRP3L, desenvolvido pela Kawada Industries, tendo sido batizada com o nome HRP3L-JSK.

Graças à nova tecnologia incorporada, o robô é capaz de realizar análises do ambiente ao seu redor, respondendo a qualquer espécie de distúrbio (nesse caso, os chutes, joelhadas e outros tipos de abuso feitos pelos pesquisadores) e até mesmo pular aproximadamente 44 centímetros do chão, embora seu pouso ainda não tenha sido aperfeiçoado.

Urata pretende aprimorar o projeto adicionando braços mecânicos e uma quantidade maior de sensores, para poder inscrevê-lo no DARPA Robotics Challenge. Vale lembrar que o padrão seguido pelo órgão norte-americano dá preferência a máquinas hidráulicas, o que deve representar um grande desafio para a equipe japonesa.

Fonte: Ieee Spectrum

Cupons de desconto TecMundo: