Astronautas poderão sentir como é tocar o solo de Marte

1 min de leitura
Imagem de: Astronautas poderão sentir como é tocar o solo de Marte

Uma invenção russa poderá permitir que os astronautas sintam na pele como a sensação de tocar o solo de Marte sem que, para isso, precisem estar presentes no Planeta Vermelho. A invenção atende pelo nome de SAR-400, um robô desenvolvido pela Agência Espacial da Federação Russa.

Construído como uma resposta ao Robonaut, equipamento desenvolvido pela NASA, o autômato apresenta como diferencial o fato de poder transmitir sensações táteis. Durante testes realizados em novembro do ano passado, o protótipo foi bem-sucedido em apertar parafusos e abrir tampas fechadas.

À distância, o operador coloca as luvas e, com o auxílio de microfones e câmeras de vídeo, consegue ter a exata sensação de como é a superfície que está sendo tocada pelo autômato. Até 2014, a Agência Espacial Russa pretende enviar o SAR-400 para testes na Estação Espacial Internacional.

Caso seja aprovado, o robô poderá ser enviado para lugares mais distantes, como a Lua ou Marte. Entretanto, a maior dúvida dos pesquisadores é com relação à transmissão dos dados, uma vez que não se sabe como eles vão se comportar em uma distância tão longa.

Fonte: The Verge e Technabob.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.