Alemães criam mão robótica que imita movimentos humanos [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Alemães criam mão robótica que imita movimentos humanos [vídeo]

Já pensou ter a força de uma máquina e ainda preservar a precisão e delicadeza da mão humana? A companhia alemã Festo construiu um braço robótico que é capaz de imitar, quase que perfeitamente, os movimentos que fazemos com a mão.

A ExoHand é uma máquina formada por duas partes. A primeira é uma luva que capta os movimentos da sua mão, e a segunda consiste em um braço mecânico que reproduz tudo o que você faz.

O dispositivo conta com sensores de pressão que evitam o esmagamento de objetos, tornando o equipamento seguro e capaz de fazer movimentos delicados. Segundo a empresa, as ações captadas pela luva são transmitidas para o braço robótico em tempo real.

A ExoHand foi projetada tanto para ser utilizada em situações perigosas, como na manipulação de equipamentos industriais, quanto para auxiliar em tratamentos médicos. De acordo com a Festo, a mão robótica já poderia ser usada para ajudar na recuperação de pacientes que sofreram AVC (acidente vascular cerebral) ou que apresentam alguma outra doença que limita os movimentos.

O equipamento pode parecer um tanto estranho, mas, nas mãos certas, não representa qualquer perigo. Devido ao feedback que a luva é capaz de dar ao operador, é possível “sentir” a pressão que a mão mecânica está exercendo. Mesmo assim, a Exohand não tem previsão para ser produzida em massa ou estar disponível para venda.

Fonte: Festo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.