Robô boxeador é a nova sensação nos ringues japoneses [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Robô boxeador é a nova sensação nos ringues japoneses [vídeo]

No filme “Gigantes de Aço”, o personagem interpretado pelo ator Hugh Jackman é um boxeador aposentado que controla um robô esportista de uma maneira peculiar: ele faz alguns movimentos de luta, e o androide reproduz exatamente os mesmos socos e a ginga do lutador. Para os próximos anos, acredite: isso pode se tornar realidade.

De acordo com o The Verge, a novidade mais recente na área foi apresentada pelo cientista Naoki Maru, um veterano na construção de robôs. O King Kizer, sua mais recente criação, é controlado a partir de um sensor Asus Xtion Pro Live (que faz as mesmas coisas que o Kinect) e tem no boxe sua atividade preferida: ele é um dos mais famosos competidores do Robo-One, um torneio de verdade que reúne máquinas pugilistas no Japão.

Os socos disparados no saco de pancadas ainda são fracos e o robô apresenta um atraso de alguns segundos na leitura dos golpes, coreografados pelo filho de Maru, mas a substituição de um controle remoto pela imitação de movimentos já é um grande passo na robótica – e nos esportes envolvendo esses aparelhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.