(Fonte da imagem: Divulgação)

O FRAC Centre, na cidade francesa de Orléans, será palco da mostra “Arquitetura Montada por Voo”, na qual uma frota de 50 robôs voadores vai construir uma torre de 6 metros de altura com a utilização de 1.500 blocos de isopor. Os quadrocópteros estão programados para interagir uns com os outros para transporte e montagem, sendo controlados a partir de uma sala de comando central.

A torre que será montada em frente aos visitantes tem 3,5 metros de diâmetro e será construída em um espaço de 10 m². A ideia é da dupla de arquitetos suíços Gramazio & Kohler e do designer de robôs italiano Raffaello D’Andrea. Segundo o trio, a ideia da exibição é explorar novas formas de se pensar e trabalhar com arquitetura e incentivar novos processos de criação.

Os robôs são programados para se movimentar sozinhos, mas também podem ser controlados independentemente ou em grupo. A tecnologia utilizada é a mesma disponível em aviões, que auxilia a evitar colisões em pleno ar e a gerenciar pousos e decolagens.

Cupons de desconto TecMundo: