SmartBird: mistura elegante entre natureza e tecnologia

1 min de leitura
Imagem de: SmartBird: mistura elegante entre natureza e tecnologia

Um dos sonhos mais antigos do homem é conseguir reproduzir a capacidade de voo dos pássaros. Muitos cientistas, entre eles Leonardo da Vinci, estudaram métodos que se aproveitassem das características desses animais para permitir a exploração livre dos ares. Infelizmente, a maior parte das experiências do tipo se mostrou infrutífera – história essa que pode mudar devido ao SmartBird, desenvolvido pela Festo.

Imitando o formato de uma gaivota, o robô criado pela companhia alemã surpreende pela capacidade de voo que utiliza métodos totalmente diferentes daqueles a que estamos acostumados. A criatura robótica é capaz de percorrer todos os cantos de uma sala simplesmente batendo asas mecânicas, dispensando totalmente qualquer espécie de turbina ou método de impulso auxiliar.

O SmartBird foi inspirado pela espécie Larus argentatus, possuindo dimensões ligeiramente maiores do que os animais reais. Construído a partir de um esqueleto feito em fibra de carbono, o robô possui asas com envergadura de dois metros e peso total de somente 450 gramas. Assim como os pássaros que serviram como base para o design, a invenção possui um torso flexível que auxilia o controlador a realizar movimentos.

Inspiração para outros dispositivos

A característica mais interessante da invenção é o modo como as asas se movimentam. Além de se mover de cima para baixo, elas são capazes de se flexionar em diferentes ângulos, assim como acontece em um pássaro real. Tal característica garante não somente uma liberdade maior de movimentos como deixa mais elegante o visual geral do SmartBird. Já o rabo da criatura mecânica serve como uma forma de manter o equilíbrio e o direcionamento durante o período de voo.

(Fonte da imagem: The Guardian)

Segundo a Festo, o SmartBird foi desenvolvido com o objetivo de estudar métodos para conservar energia elétrica e maximizar  a eficiência dos recursos utilizados por robôs. A empresa afirma que baixo consumo de materiais e o esqueleto ultraleve da criação já servem como inspiração para a construção de aparelhos variados com dimensões reduzidas e alta eficiência energética.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.