Robô pode se adaptar usando spray de espuma sólida

1 min de leitura
Imagem de: Robô pode se adaptar usando spray de espuma sólida

Uma equipe de engenheiros da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveu uma solução bem inusitada para fazer com que um robô se adapte a diversas situações diferentes. A máquina pode liberar outros módulos independentes e, com um lançador de espuma sólida, uni-los em uma nova configuração robótica.

Os módulos autônomos, chamados de CKBots, podem se mover de forma independente, mas sozinhos eles não poderiam subir um degrau. A unidade central pode entender necessidade de uma reconfiguração e usar o seu braço que lança spray para formar um novo “corpo” para as máquinas menores, permitindo que elas transpassem o obstáculo usando suas novas pernas.

A equipe espera que, um dia, a sua ideia possa ser aplicada em robôs explorando outros planetas. Dessa forma, a máquina poderia se moldar à medida que novas necessidades fossem aparecendo. Além disso, adições para o CKBot poderiam permitir que ele reciclasse o material usado para a construção dos robôs, deixando-o versátil suficiente para atuar em missões durante um longo período de tempo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.