Empresa desenvolve mão robótica articulada e leve

1 min de leitura
Imagem de: Empresa desenvolve mão robótica articulada e leve

A Handroid (Fonte da imagem: ITK)

A empresa ITK apresentou o “Handroid”, que é uma mão robótica operada remotamente que possui cinco dedos. Ela possui filamentos que imitam os músculos de uma mão humana em vez de motores independentes para operar as juntas. Além disso, o controle é feito por meio de uma luva, que permite ao operador a precisão humana nos movimentos.

A maioria dos protótipos desse gênero de robô possuía juntas motorizadas e com movimentação independente, o que as deixava com um custo de mercado elevado, pesadas e com pouca precisão na hora de manipular e de segurar objetos. Ela utiliza o mesmo tipo de liga metálica aplicada na indústria aérea, o que deixa o produto leve e com movimentação fluída.

Por ora, ela pode ser utilizada em ambientes nos quais é perigoso ou até mesmo inacessível o trabalho de mãos humanas, por exemplo. A ITK afirma que a empresa também pretende desenvolver um sistema para o controle da Handroid por ondas cerebrais, para permitir o seu uso como próteses, posteriormente.

A previsão de lançamento da Handroid no mercado consumidor é para o ano de 2013, pelo valor de US$ 6.500,00. Confira a Handroid em ação no vídeo abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.