Cientistas criam “robô-lagarta” que carrega itens e limpa painéis solares

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam “robô-lagarta” que carrega itens e limpa painéis solares

Robôs existem aos montes por aí, e não é preciso fuçar muito na rede para ver modelos dos mais variados tipos e estilos. Entretanto, cientistas do Reino Unido e da Holanda estão desenvolvendo um modelo um pouco diferente, que é capaz de se mover da mesma forma que uma lagarta.

Segundo informações que foram divulgadas, o dispositivo em questão utiliza uma fonte de luz (neste caso, um cristal líquido sensível à luminosidade) para gerar sua energia. Há um LED violeta na parte da frente, e ele é capaz de se contrair para expor a área responsável por captar a luz. A ideia dos engenheiros foi criar um mecanismo capaz de se deformar quando ocorre a exposição e relaxar assim que a iluminação é removida do núcleo.

O robô pode andar tanto de maneira convencional quanto de ponta-cabeça

Apesar de utilizar um polímero transparente, o sistema é capaz de conter 100% da luz violeta. Como é possível ver no vídeo abaixo, o robô pode andar tanto de maneira convencional quanto de ponta-cabeça, e seria o posicionamento dele o responsável por ditar a direção dos movimentos.

E para quê ele serviria?

De acordo com os cientistas envolvidos no projeto, a ideia aqui seria a de usar esse robô para “carregar itens pequenos para lugares difíceis de alcançar ou para manter a superfície de painéis solares limpas”.

Entretanto, é válido lembrar que, como qualquer outro projeto, não há uma previsão de quando essa novidade pode estar disponível por aí. Em todo caso, é interessante ver como os cientistas estão buscando novas formas de usar a tecnologia para os mais diversos fins e recorrendo a sistemas que possivelmente podem definir alguns padrões no futuro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.