Um dos atuais candidatos à presidência francesa pretende trazer mudanças ao país que podem ter grandes repercussões no mercado tecnológico. Segundo a plataforma publicada pelo populista Benoít Hamon, uma de suas promessas, caso vença, é de “adicionar taxas para robôs”.

O que isso quer dizer? Basicamente, empresas que utilizam robôs e outros meios de automatização terão que pagar taxas. Pense como uma “multa” para as companhias por substituírem trabalhadores humanos por versões robóticas.

Além de adicionar taxas aos robôs, Hamon pretende banir pesticidas, legalizar a maconha e tomar outras atitudes polêmicas

Para muitos, essa pode ser apenas uma entre muitas promessas do esquerdista. Mas, caso se torne realidade, uma mudança assim pode ter todo o tipo de repercussão para o mercado no país: desde empresas diminuindo a produção de seus produtos até companhias totalmente automatizadas abandonando o mercado francês para buscar locais mais adequados. Vários outros problemas como o encarecimento de produtos por lá não são descartados.

Uma vez que a vitória de Hamon não é nem de longe certa (ele está apenas na quarta posição, segundo pesquisas), ainda é difícil saber se isso vai se tornar realidade ou não. Mas, caso aconteça, podemos ver um precedente bastante preocupante surgindo – ainda mais com todas as polêmicas envolvendo as presidências e governos ao redor do mundo atualmente.

Cupons de desconto TecMundo: