Boa sorte tentando vencer uma partida contra essa máquina de air hockey

1 min de leitura
Imagem de: Boa sorte tentando vencer uma partida contra essa máquina de air hockey
Imagem: JJRobots

Fã de uma boa partida de air hockey, mas sem um oponente desafiador com quem jogar? Então saiba que um aparelho criado pela JJRobots pode ser a solução. O Air Hockey Robot EVO, como o nome já diz, é um autômato criado especialmente para jogar esse esporte – e acredite quando falamos que ele é muito bom no que faz.

Composto por um simples conjunto de barras e polias conectado a servomotores e uma placa Arduino, o aparelho funciona de maneiras simples, focando em identificar a trajetória do disco e bloquear qualquer disparo que possa levar ao gol. Como o vídeo abaixo mostra, a precisão do Air Hockey Robot EVO é enorme, falhando apenas em alguns poucos momentos na sua tarefa.

Vale notar que, para controlar tudo isso, você também vai precisar de uma ajudinha do seu smartphone: é ele quem identifica o posicionamento do disco através de sua câmera, bem como processa sua trajetória  e comanda os movimentos do robô. Tudo isso é feito com a ajuda de um app atualmente disponível para Android (e futuramente disponível no iOS), que também serve de controle manual para quem tiver interesse em uma partida.

Se você gostou de toda a ideia (e por um acaso tem uma mesa de air hockey empoeirando desde os anos 90 em sua casa), é possível adquirir seu Air Hockey Robot EVO através do site oficial do aparelho por 129 euros – o equivalente a 443 reais, em uma conversão simples e sem outros custos ou taxas. Alternativamente, também é possível comprar cada componente em separado, imprimir as peças principais com uma impressora 3D e montar ela por si mesmo através do guia de montagem feito pela própria JJRobots.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.