Disney demonstra robô capaz de imitar nossos movimentos [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Disney demonstra robô capaz de imitar nossos movimentos [vídeo]
Imagem: YouTube/Disney Research

A Disney Research está trabalhando em um robô capaz de imitar de maneira extremamente detalhada os movimentos de um humano. A tecnologia, chamada “Transmissão Híbrida Hidrostática e Telepresença Háptica Humana Segura”, utiliza uma combinação de realidade virtual e controles com sensores hápticos que imitam o formato do autômato.

Seu grande destaque é o fato de o controlador do equipamento estar imerso virtualmente no ambiente físico do robô. Uma vez que ele pode posicionar cuidadosamente cada parte dos membros hidráulicos, é possível mover o autômato remotamente com uma precisão muito maior do que você alcançaria de outra maneira.

Não menos importante, vale notar, é a rapidez e a suavidade dos movimentos do robô, provenientes de seu sistema hidráulico, que são raras de se ver em um autômato, mesmo nos dias atuais. Isso permite a ele interagir com pessoas sem riscos de ferimentos por aplicar força excessiva, por exemplo.

O resultado, como o vídeo acima mostra bem, é dos mais impressionantes. O aparelho é capaz de tocar um xilofone, mover objetos delicados como um balão ou um ovo (e até mesmo quebrá-lo com um golpe preciso), tocar o rosto de uma pessoa... Convenhamos que a parte mais incrível fica para a missão de colocar uma linha na agulha – algo que ele faz facilmente, apenas ativando as lentes de zoom da câmera.

“O robô hidráulico atual oferece movimento incrivelmente suave e rápido, com destreza e reflexão de força bidirecional, mantendo uma interação segura com pessoas e lidando com objetos delicados”, explicou a equipe em seu artigo oficial.

Infelizmente, não há previsão de vermos um robô como esses substituindo os autômatos da Disney. Mas é impossível negar que essa tecnologia trouxe uma série de avanços de enorme importância para o mercado.

Qual será o futuro da robótica mundial? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.