Robô mergulhador vai explorar os segredos do fundo do mar [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Robô mergulhador vai explorar os segredos do fundo do mar [vídeo]
Avatar do autor

O fundo do mar ainda é cheio de mistérios, especialmente pelo fato de o ser humano ser extremamente limitado embaixo d'água por equipamentos de mergulho, limite de respiração e problemas com a profundidade. Contra tudo isso, usar um robô mergulhador pode ser a nossa salvação — e o candidato perfeito para isso já existe.

No vídeo acima, somos apresentados ao OceanOne, da Universidade de Stanford. Esse robô humanoide é dotado de uma inteligência artificial invejável e possui câmeras estereoscópicas no lugar dos olhos, o que significa que o controlador enxerga em um monitor exatamente o que está sendo "visto" pelo androide.

Mas o destaque é mesmo o sistema háptico avançado de respostas a estímulos do OceanOne. O robô é cheio de sensores em cada “dedo” e possui um "cérebro" que rapidamente lê os dados adquiridos pelo sistema. Com o uso de uma espécie de luva especial, o cientista fica sabendo ao vivo se o objeto segurado pelo androide é firme ou delicado, por exemplo. O sistema é bem melhor que aquelas “garras” que são usadas hoje em dia pelos pesquisadores.

Pesquisadores analisam os dados enviados na hora e até "sentem" o objeto tocado pelo robô.

Os cientistas ficam em um barco com o controle-remoto ou analisam posteriormente o que foi coletado. O OceanOne será bastante usado em expedições a navios naufragados para descobrir tesouros afundados e coletar amostras, além de ajudar no estudo de fauna e flora dos oceanos. A ideia é que haja uma frota inteira de mergulhadores robóticos fazendo trabalhos conjuntos no futuro.

Você acredita que robôs poderão substituir os humanos? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Robô mergulhador vai explorar os segredos do fundo do mar [vídeo]