Computadores já sabem mentir e podem treinar negociadores profissionais

1 min de leitura
Imagem de: Computadores já sabem mentir e podem treinar negociadores profissionais
Avatar do autor

Pesquisadores da USC (University of Southern California, nos Estados Unidos) acabam de divulgar resultados bem interessantes de um novo projeto que está em desenvolvimento por lá. O Instituto de Tecnologias Criativas da universidade está criando uma nova geração de robôs e inteligência artificial que pode interpretar seres humanos para mentir, blefar e convencer.

O grande foco dessa tecnologia não está em enganar pessoas, mas sim treiná-las. Em especial, a IA de USC foi desenvolvida para ajudar negociadores profissionais a melhorarem suas técnicas de convencimento. Esses "humanos virtuais" já podem ser usados para desenvolver técnicas de liderança e comunicação, mas agora estão sendo otimizados para outras finalidades.

Para mostrar as habilidades de seus sistemas, a USC criou um game que coloca os usuários em frente a uma negociadora virtual — capaz de blefar, mentir e interpretar expressões e reações. Eles devem então interagir com ela para conseguir vantagens em uma negociação virtual. Em grande parte dos casos, a negociadora virtual saiu vencedora do embate.

A inteligência artificial já pode mentir e blefar

O futuro

De acordo com os desenvolvedores, no futuro essa inteligência será capaz de interpretar até mesmo diferentes entonações em interjeições dos humanos. Com isso, espera-se que negociadores aprendam a controlar suas emoções e agir mais friamente em negociações para que consigam melhores resultados nos seus trabalhos.

Jonathan Gratch, líder da pesquisa, diz: "A coisa que mais me anima nisso é o fato de que você realmente pode colocar isso tudo em um framework matemático concreto. Nós podemos começar a demonstrar fatos  e cobrir diferentes cenários de negociação. O próximo passo é colocar os humanos virtuais na internet". Quando será que teremos acesso a isso?

......

Você acha que venceria uma negociação contra um robô? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Computadores já sabem mentir e podem treinar negociadores profissionais