Ringtone da Nokia completa 20 anos de existência

1 min de leitura
Imagem de: Ringtone da Nokia completa 20 anos de existência

O Nokia 2110, aparelho que apresentou Grand Valse para o mercado de celulares. (Fonte da imagem: Reprodução/Conversations.Nokia)

Nesta segunda-feira (7), algo bastante icônico dentro do mundo da tecnologia está fazendo 20 anos — e nós estamos falando do famoso ringtone da Nokia. Ele foi lançado em 1994, fazendo o papel de alerta para o aparelho Nokia 2110, dispositivo que possibilitava duas horas e meia de conversação e era capaz de gravar 125 contatos em sua memória.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por conta do sucesso que o aparelho da Nokia obteve na época do seu surgimento, esse ringtone se espalhou pelo mundo todo e hoje em dia pode ser considerado uma característica marcante da empresa. No entanto, algo que nem todos sabem é o fato de que esse toque para celulares foi baseado em uma música secular, criada em 1902 por Francisco Tárrega.

A canção original se chama Grande Valse e foi feita para ser tocada com violões clássicos. Assim como você pode conferir no vídeo abaixo, o ringtone utiliza apenas uma pequena parte da música de Tárrega. No entanto, a popularidade obtida pela Nokia fez com que vários artistas reproduzissem essas notas de diferentes maneiras, assim como você pode ouvir ao clicar aqui e também aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.