RIM enfrenta tarefa difícil em resultado de primeiro trimestre

1 min de leitura
Imagem de: RIM enfrenta tarefa difícil em resultado de primeiro trimestre

Reuters. Por Alastair Sharp - A Research in Motion vai enfrentar dificuldades para dar boas notícias aos investidores quando divulgar seus resultados, depois do fechamento dos mercados na quinta-feira, mas detalhes sobre os lançamentos de novos BlackBerrys podem ajudar.

As fortes vendas do tablet PlayBook, nas seis semanas de vendas que teve durante o primeiro trimestre fiscal da companhia, encerrado no final de maio, também vão dar certo alívio à RIM, em meio às fortes críticas que a empresa tem sofrido por um atraso em relação à Apple e ao Google.

A companhia canadense alertou em abril que as vendas fracas de seus celulares inteligentes nos Estados Unidos e América Latina provavelmente significariam receita inferior à dos quatro trimestres precedentes.

A RIM fez grandes promessas em projeções de resultados anuais da companhia, mas sem uma data firme de lançamento para a nova versão do modelo empresarial básico, o Bold, e com as atualizações do Torch e Storm mencionadas apenas como boatos, o nervosismo dos investidores vem crescendo.

"Acreditamos que a RIM tenha desperdiçado todas as oportunidades e vantagens competitivas de que desfrutava, devido à ineficiência na gestão de seus recursos de pesquisa e desenvolvimento, atrasos no lançamento de produtos e leituras incorretas do ambiente competitivo", escreveu o analista Ehud Gelblum, da Morgan Stanley, em nota a clientes.

As versões com recursos telefônicos do tablet PlayBook chegarão em breve ao mercado, e o aparelho logo estará à venda em todo o mundo, depois de um lançamento complicado nos EUA, em abril.

Com a maioria dos analistas presumindo que o resultado do primeiro trimestre vai vir fraco, as atenções do mercado estarão voltadas às projeções da RIM para o atual trimestre, que se encerra no final de agosto, e aos detalhes sobre novos lançamentos.

A RIM deve registrar vendas de pouco mais de 14 milhões de celulares inteligentes BlackBerry e menos de 700 mil PlayBooks no período, de acordo com pesquisa Reuters entre 21 analistas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.