Muito tempo antes do surgimento dos smartwatches atuais, o mercado já conheci arelógios que agregavam uma série de funcionalidades diferentes. Isso vale para joguinhos digitais, cronômetros, calculadoras e diversos outros recursos que adicionavam bastante valor aos produtos. E é numa dessas descrições que se encaixa o relógio digital que a HP desenvolveu em 1977.

O aparelho HP-01 que ficou apenas em fase de protótipos trazia muito mais do que a demonstração de horas para os usuários. Ele também era uma calculadora, um alarme, cronômetro, cronômetro regressivo e um calendário com suporte para 200 anos. Ele também podia converter unidades para facilitar a vida de quem precisava de muito mais do que um relógio.

É claro que não havia nenhuma conexão com redes móveis ou qualquer intenção de atribuir recursos telefônicos ao aparelho, mas certamente se tratava de um “proto-smartwatch” de respeito. Nunca tendo entrado no mercado, ele agora pode ser comprado pelo eBay. Há modelos por cerca de US$ 1.000, mas os mais conservados com caixas originais são mais caros. O que mais chamou a atenção está custando US$ 14.500. Você ficou interessado?

Cupons de desconto TecMundo: