A Ponto Certo, empresa responsável pelos terminais de recarga do Bilhete Único de São Paulo, pretende trazer uma novidade curiosa para o território brasileiro durante o mês de julho. Trata-se do Watch2Pay, um relógio com um pequeno chip incorporado que poderá ser utilizado como um cartão comum para pagamento das tarifas de qualquer transporte público (ônibus, trem e metrô).

A tecnologia não é nova e o dispositivo já havia sido anunciado há um bom tempo. Contudo, o TecMundo teve a oportunidade de conversar com representantes da Ponto Certo durante a CIAB 2014, evento que iniciou ontem (4) e visa demonstrar o que há de mais recente no campo de soluções tecnológicas para o setor financeiro.

De acordo com a companhia, a ideia é lançar o relógio nos próximos meses e comercializá-lo através de uma loja virtual criada especialmente para a novidade. O preço do gadget, contudo, é um pouco alto: estima-se que o aparelho custará cerca de R$ 200, valor que certamente deve englobar as taxas necessárias para importar o produto (que é fabricado pela estadunidense watch2pay LLC).

Como ele funciona?

Feito a partir de mecanismos fabricados pela Seiko (famosa companhia japonesa dedicada à produção de relógios), o Watch2Pay possui um pequeno chip em seu interior capaz de armazenar e transmitir dados da mesma forma que um cartão de crédito convencional. Ele poderá ser recarregado a partir de terminais de autoatendimento que serão distribuídos nas estações, da mesma forma que você carrega um Bilhete Único tradicional.

Além disso, o produto também pode ser usado para compras convencionais, atuando como um cartão pré-pago normal. A Ponto Certo afirma que o gadget é leve, durável e estará disponível em uma grande variedade de cores, sendo vendido com um ano de garantia. 

Cupons de desconto TecMundo: