Toca música, vídeo, armazena arquivos, grava voz, sintoniza rádio FM e, de quebra, ainda mostra as horas. O mágico relógio-computador dos filmes futuristas da TV acabam de chegar ao escritório do Tecmundo - direto da China!

O MP4 Watch foi adquirido por 37 dólares no Deal Extreme, um dos mais famosos sites para a compra de bugigangas, e demorou um mês para chegar. Colocamos o gadget no pulso e testamos todas as suas funções. Confira!

No anúncio o relógio diz ter 1GB de armazenamento mas, na realidade, são 2GB. (Fonte da imagem: Dealextreme/Reprodução)

Especificações

  •  Tela LCD 1,25”
  • Armazenamento de 2GB
  • Bateria com duração de até 8 horas de música
  • Rádio FM
  • Menus em oito idiomas, inclusive português

O relógio traz as seguintes funções:                         

  • Data e hora
  • Música 
  • Vídeo 
  • Calendário
  • Fotos 
  • E-book
  • Gravador de Voz
  • Rádio FM
  • Modo pendrive

Aprovado

Rádio FM

O MP4 Watch sintoniza estações de rádio FM com facilidade, e a qualidade de som é compatível com a dos rádios, a qual já estamos acostumados.

O mais interessante é que o gadget permite marcar as suas estações favoritas e, com a ferramenta de gravação, capturar o áudio - o resultado é bastante surpreendente e vale lembrar que é possível copiar o arquivo WAV da gravação para o seu computador.

Pendrive e gerenciamento de arquivos

Quem nunca esqueceu o pendrive em casa quando precisava de um importante arquivo que lá estava? Deixar seus arquivos presos ao pulso pode ser uma boa solução. Aliás, é a única função do MP4 Watch que de fato funciona sem nenhum problema. Basta conectar o relógio ao computador por meio do cabo USB e gerenciar seus arquivos e pastas. Simples assim.

Todo o gerenciamento de arquivos do MP4 é feito via pastas, sem que seja necessário o uso de qualquer programa. Monte suas pastas e arraste os arquivos para completar a sua playlist ou salvar no PC os arquivos gravados.

Bateria

Se as baterias de eletrônicos Made in China costumam ser uma decepção, a do MP4 Watch foge à regra. Em nossos testes, o gadget aguentou mais de 8 horas de música sem parar e, em outra carga, 4 horas de vídeo. Para carregá-lo completamente, uma horinha basta.

Reprovado

Configurações

À primeira vista, o sistema do MP4 em chinês e os quatro botões do relógio são bastante confusos e à segunda vista, continuam confusos. O gadget veio configurado em chinês, dificultando o processo de aprendizado. 

Foi preciso paciência e poder de adivinhação para comparar a escrita chinesa com a ordem dos menus do manual em inglês até encontrar a opção que deixa o MP4 Watch completamente em português.

O sistema do MP4 Watch possui a mesma base utilizada pela grande maioria dos MP4 chineses, mas com um diferencial: há uma tentativa de imitar o visual e funcionamento do iPod mini, da Apple. Repetimos: uma tentativa.

O sistema confuso e rudimentar utilizado pelo MP4 Watch é uma catástrofe. Difícil de ser aprendido, ilógico e com erros frequentes: esse é o preço que se paga por um gadget xingling.

Música

A função de tocador de música reconhece arquivos em MP3 e WMA, portanto, você não deve ter dificuldades em portar a sua coleção de música para dentro do MP4 Watch.

A qualidade do som está longe de ser boa. As músicas ficam com os tons graves prejudicados e com um ruído ao fundo – mas nada que chegue a incomodar quem não liga tanto para qualidade de áudio. Na tentativa de melhorar isso, são disponibilizados cinco tipos de equalizadores – que não resolvem muita coisa. 

Ciclos de ordenação da playlist permitem repetir uma só música ou a pasta inteira e ainda, se você gosta de cantar, essa é a sua chance: o MP4 reconhece e mostra na telinha a letra de música que estiver na ID3 tag do arquivo.

O ajuste de volume, em vez de ser algo simples e rápido, exige navegar pelo menu e escolher, clique a clique, o volume desejado.

Além disso, leve em consideração que, quando você for escutar música, o relógio estará no pulso. Isso significa que o fone de ouvido estará de certa forma preso ao braço, o que não é muito confortável.

O fone branco de 3,5mm ao lado do fone preto, de 2,5mm 

Para finalizar as críticas, vale deixar claro que a entrada de fone de ouvido é do tipo 2,5mm, diferente Minijack 3,5mm que hoje é o padrão. Ou seja, provavelmente será necessário comprar fones novos caso você não goste do ressecado plástico chinês do fone que vem na caixa do MP4 Watch.

Vídeo

A única extensão de vídeo suportada é a AVI. Levando em conta que um clipe de música nesse formato tem em média 50MB e um filme, 700MB, os 2GB do relógio já começam a ficar pequenos. 

Além disso, se a ideia era curtir o novo episódio da sua série favorita no intervalo do almoço, é melhor arrumar outro passatempo. A função de vídeo até quebra um galho, mas a qualidade da imagem é precária e vídeos widescreen são automaticamente redimensionados (leia-se: esticados).

Fotos

São reconhecidos os arquivos de imagem em JPEG, BMP e GIF. Uma vez aberta uma imagem, o slideshow das fotos é automático, sendo possível configurar o tempo de cada uma. Apesar disso, o tamanho da tela prejudica a visualização, e as cores e a resolução da tela não colaboram muito.

Gravador de voz

Seja para gravar uma aula ou as instruções para chegar a algum lugar, ter no pulso um gravador de áudio pode ser bastante útil. Apesar de trazer um funcionamento bastante simples, o resultado da gravação é precário. É possível capturar até 130 minutos de áudio e, assim como na gravação de rádio FM, os arquivos são salvos no formato WAV. No fim das contas, o arquivo da gravação fica pesado e a qualidade do áudio, ruim.

E-book 

Quer ler Harry Potter no caminho de casa? Usar o modo E-book do MP4 Watch definitivamente não é uma boa opção. Ler qualquer texto maior que um parágrafo na telinha minúscula é um atentado à sua visão. Então, as funcionalidades do E-book ficam restritas a anotar endereços e a matéria da prova – para simples consulta, é claro.

Vale a pena?

Para avaliar se o MP4 Watch vale a pena, é preciso ter em mente aquilo que você espera do produto:

1. Quero um gadget sério para escutar música e assistir a vídeos

A resposta é simples: o MP4 Watch não é uma boa opção. O áudio deixa a desejar, a qualidade do vídeo e das imagens é ruim e o sistema operacional do gadget é terrível. Vale economizar uns trocados e comprar um MP4 da Philips,  da Sony ou um iPod. Você provavelmente não terá todas as funções do MP4 Watch mas, pensando bem, é melhor ter duas ou três funções que realmente funcionam do que nove que funcionam pela metade.

2. Quero um gadget "xingling" para me divertir e mostrar para os amigos.

O MP4 Watch é perfeito para isso! Levando em conta que é um gadget by China, as funções de música e gravação funcionam razoavelmente bem, enquanto que o modo rádio FM surpreende. Seus amigos ficarão encantados com a possibilidade de assistir a um vídeo na sala de aula e até mesmo no ônibus. Um bônus do produto é a bateria que teve uma duração espetacular.

...

No fim das contas, o MP4 Watch é um excelente gadget para quem busca diversão, mas uma péssima escolha para o usuário que precisa de um MP4 de verdade para ouvir músicas e assistir a vídeos. E aí, você usaria um relógio desses? 

Cupons de desconto TecMundo: