Eole: relógio conceitual usa o vento como fonte de energia
Após usuário soprar no dispositivo, tela se ilumina durante alguns segundos e permite consultar o horário atual.

16/05/2011, às 07:44
(Fonte da imagem: Julien Moïse)
O designer Julien Moïse desenvolvou um conceito de relógio que pode acabar de vez com a necessidade de comprar baterias no futuro. A invenção, batizada com o nome Eole, usa como fonte de alimentação a energia gerada por uma roda movimentada pelo poder do sopro do usuário.
Ao contrário dos relógios tradicionais, que ficam ligados o tempo todo e consomem bateria constantemente, o Eole só entra em ação quando é necessário consultar as horas. No restante do tempo, o dispositivo fica inativo, dando a impressão de que sequer é capaz de funcionar.
A energia acumulada pelo sopro do usuário é suficiente para iluminar a tela por somente alguns segundos, tempo suficiente para consultar o horário. O designer só não esclarece qual a fonte de energia utilizada para que a memória interna do aparelho não seja perdida.

Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.