General Eletric quer trazer sistema de refrigeração usado em jatos para os ultrabooks [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: General Eletric quer trazer sistema de refrigeração usado em jatos para os ultrabooks [vídeo]

A General Electric (GE) quer substituir as ventoinhas usadas para refrigerar ultrabooks atuais por uma nova tecnologia mais fina, eficiente e silenciosa. Desenvolvido inicialmente para o uso em jatos de alto desempenho, a tecnologia conhecida como “Dual Piezoelectric Cooling Jets” (DCJ) promete manter dispositivos eletrônicos na temperatura ideal.

O novo sistema de refrigeração atua de forma semelhante a um diafragma, expandindo sua parte central para sugar ar quente somente para comprimir-se no momento seguinte, fazendo com que ele seja enviado para fora do laptop. Segundo a GE, a novidade consome metade da energia de um cooler convencional, demandando somente metade do espaço para ser instalada.

Tecnologia mais eficiente e confiável

A empresa também afirma que o acessório é bastante silencioso e confiável, dispensando qualquer espécie de manutenção durante um tempo considerável. Até o momento, a novidade só foi demonstrada em laboratório, porém diversas companhias já receberam kits de demonstração do produto — entre elas está a japonesa Fujikura, que deve ajudar a produzir a tecnologia em escala industrial.

(Fonte da imagem: Divugalção/GE Newscenter)

Apesar dos esforços da GE, ainda deve demorar um tempo considerável antes que o novo método de resfriamento esteja disponível para o público em geral. A expectativa é que os primeiros ultrabooks equipados com o DCJ sejam lançados de forma discreta somente em algum ponto de 2014.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.