Facebook: estamos a pouco mais de três graus de separação do resto do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Facebook: estamos a pouco mais de três graus de separação do resto do mundo
Imagem: Metro

Aquela famosa história de que estamos a apenas seis graus de separação de qualquer outra pessoa no mundo (seja um presidente ou uma estrela do cinema) não é mais verdade. De acordo com um estudo no Facebook, as pessoas (ao menos aquelas que usam a rede social) estão atualmente a menos de quatro graus de separação – 3,57 graus, para ser mais preciso – de qualquer outra pessoa na Terra.

Essa velha afirmação dos seis graus de separação, de fato, não vale há um bom tempo. Desde a criação da peça “Seis Graus de Separação”, de John Guare, que apresentou o conceito em 1990, os números baixaram consideravelmente: já em 2011, por exemplo, pesquisas revelaram que a distância havia se reduzido para 3,74. Cinco anos depois, a quantidade de pessoas a usarem o Facebook simplesmente dobrou, e os valores diminuíram mais um pouco.

Chegar a esse ponto foi algo bastante trabalhoso. De acordo com o Facebook, foi necessário não apenas juntar um enorme número de dados de seus usuários, mas também contar com cálculos estatísticos para estimar os resultados de maneira precisa – porque, afinal, analisar cada pessoa separadamente de outra forma simplesmente tornaria a pesquisa inviável.

Ficou curioso para saber a quantos graus de separação você está do resto do mundo? Pois você pode ver a resposta clicando aqui e acessando o artigo original do Facebook: logo após os primeiros parágrafos, o site mostra sua média em graus de separação do resto das pessoas.

A quantos graus de separação você está do resto do mundo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.