Maior rede social da Rússia cresce no Brasil graças ao Google

1 min de leitura
Imagem de: Maior rede social da Rússia cresce no Brasil graças ao Google

Desde o encerramento do Orkut, a VKontakte — maior rede social da Rússia — tem recebido de braços abertos todos os usuários brasileiros carentes. Até 2012, o Orkut era a rede mais famosa no Brasil e, depois de 10 anos, seu encerramento foi anunciado pela Google.

Mesmo tendo o Facebook ou o Google+ como opções, seus usuários não migraram para nenhuma delas. Segundo dados da VK, 340 mil brasileiros possuem contas na rede, porém não sabemos quantos se inscreveram desde o encerramento da rede social da Google.

VK cresce, mas ainda é minúsculo perto do Facebook

Segundo o Google Trends, podemos visualizar que as buscas pelo termo “VK” no Google Search subiram assustadoramente.

Já as buscas por “vk.com” seguiram uma evolução crescente de acordo com o tempo.

Assim como as buscas por apps da VK para Android também subiram bastante.

Para acomodar tamanha quantidade de usuários brasileiros, a VK anunciou que diversas novidades estão sendo implementadas na rede, assim como seu suporte está sendo treinado para atender em português brasileiro.

Mesmo sendo minúscula perante ao Facebook, a VK tem 260 milhões de usuários registrados e conta com 60 milhões de usuários por dia. Já o Facebook tem uma média de 1,28 bilhão de usuários únicos ativos por mês.

Um líder inteligente e polêmico

VKontakte foi criado por Pavel Durov, um jovem russo de 29 anos, responsável pela criação do aplicativo gratuito mais baixado em 48 países diferentes: o Telegram. Durov pode ser considerado o Mark Zuckerberg da Rússia.

Além de criar a rede social e o serviço de comunicação instantânea, Durov gosta de uma boa polêmica. Já atirou dinheiro pela janela do escritório em São Petersburgo, já ofereceu emprego para Edward Snowden — ex-analista da NSA que ganhou asilo temporário na Rússia —, já postou foto mostrando o dedo do meio para o maior provedor de emails do país, e a lista não para por aí.

Com tanta ousadia e inteligência, será que o VK tem chances de, junto com os usuários brasileiros, crescer a ponto de assustar Zuckerberg?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.