Instagram bane conta oficial do Pornhub permanentemente

1 min de leitura
Imagem de: Instagram bane conta oficial do Pornhub permanentemente
Imagem: Shutterstock

Ainda no início deste mês, o Instagram confirmou o banimento do Pornhub de sua plataforma. Na ocasião, a medida teria ocorrido em resposta à pressão de grupos anti-pornografia, entretanto, parece ter se complicado. Nesta quarta-feira (28), um representante da Meta afirmou à Motherboard que a decisão era "permanente" em razão de repetidas "violações de regras internas" pela conta.

Segundo o Instagram, a conta do Pornhub acumulava infrações há pelo menos uma década, sendo avisada repetidas vezes pela plataforma. Embora não tenha detalhado o problema desta vez, a rede social citou violações aos termos de uso ligadas a conteúdo adulto, à solicitação sexual e à nudez.

Em sua defesa, o Pornhub publicou uma carta aberta com 63 signatários — incluindo atores e atrizes da respectiva indústria, produtores, modelos e entidades em defesa à liberdade de expressão —, exigindo mais explicações do Instagram. No documento, a plataforma dispara: "representamos aqueles da indústria adulta que há anos são prejudicados pela aplicação opaca, discriminatória e hipócrita do Instagram de seus próprios Termos e Políticas".

Contraste discriminatório?

Prosseguindo, a carta afirma que muitos profissionais da indústria sofreram proibições injustas, mesmo quando tomando "cuidado extra" para não violar as diretrizes da plataforma. Fazendo um paralelo provocativo, a plataforma aponta: "A conta segura para o trabalho do Pornhub foi desativada por três semanas," contextualiza, "nesse intervalo, Kim Kardashian postou sua bunda totalmente exposta para seus 330 milhões de seguidores sem nenhuma ação restritiva do Instagram."

Apesar da afirmação ácida, o Pornhub celebra a liberdade criativa da equipe da Kardashian para a referida sessão de fotos à Interview Magazine. Entretanto, a plataforma questiona o Instagram acerca do tratamento diferenciado, enquanto apenas um grupo se favorece com a publicidade das postagens.

A carta aponta: "Enquanto a foto de Kim continua acumulando curtidas e fazendo manchetes, os membros da comunidade adulta correm o risco de banimento," explica, "se o Instagram decidir que nossas calças parecem um pouco apertadas demais para atender aos seus 'padrões' arbitrários e seletivamente aplicados."

Até o momento, a decisão do Instagram parece imutável, mesmo após o Pornhub afirmar que a medida era apenas uma "punição" temporária. Resta aguardar o posicionamento da Meta sobre o caso.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.