Facebook: criadores poderão monetizar vídeos com músicas licenciadas

1 min de leitura
Imagem de: Facebook: criadores poderão monetizar vídeos com músicas licenciadas
Imagem: Shutterstock

Nesta segunda-feira (25), a Meta anunciou o Music Revenue Sharing, recurso que facilita a monetização de vídeos com músicas licenciadas no Facebook. A novidade permite que ambas as partes, tanto os criadores quanto os detentores de direitos autorais da música, recebam uma taxa pelo vídeo publicado na plataforma.

Apoiado pelo programa Gerenciador de Direitos da Meta, que protege qualquer vídeo, áudio ou imagem pelos direitos autorais, a nova ferramenta é a primeira do tipo a ser lançada. Segundo a empresa, só foi possível devido às suas parcerias com a indústria musical, visando beneficiar criadores, parceiros, detentores de direitos autorais e fãs.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para receber a porcentagem da monetização, os criadores de conteúdo devem verificar se estão aptos a anúncios in-stream, reproduzidos no meio de uma transmissão, e se cumprem os pré-requisitos da Política de Monetização para Parceiros da Meta.

Captura de tela da plataforma com as músicas disponíveis para serem monetizadas (Fonte: Meta/Reprodução)Captura de tela da plataforma com as músicas disponíveis para serem monetizadas (Fonte: Meta/Reprodução)Fonte:  Meta 

Como funciona

Os conteúdos deverão obedecer as políticas de monetização do Facebook, Padrões da Comunidade e Diretrizes das músicas. Os vídeos deverão ter no mínimo 60 segundos de duração e um componente visual, sem que a reprodução da música seja seu principal objetivo.

Os criadores de conteúdo responsáveis pelos vídeos receberão 20% da repartição e o restante será dividido pelos detentores de direitos autorais da música e a Meta. O recurso começa a funcionar hoje (25) globalmente, mas os vídeos aptos para monetização com anúncios in-stream chegarão primeiro para os Estados Unidos — sendo expandido gradualmente nos próximos meses.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.