Pinterest lança tecnologia inclusiva de pesquisa de cabelo

1 min de leitura
Imagem de: Pinterest lança tecnologia inclusiva de pesquisa de cabelo
Imagem: Pinterest/Divulgação

O Pinterest apresentou, nesta quarta-feira (18), uma tecnologia inclusiva inédita que permite ao público pesquisar na plataforma tipos de cabelo e refinar buscas por meio de seis categorias. A criação da novidade, baseada em inteligência artificial, considerou pessoas negras e latinas, destaca a rede social.

Segundo a companhia, o lançamento marca um grande avanço da inclusão e é uma resposta a milhões que utilizam o Pinterest para encontrar inspiração. Apenas no último mês, exemplifica, houve mais de 120 milhões de pesquisas relacionadas ao tema, personalizadas e genéricas, assim como a publicação de mais de 5 bilhões de Pins.

"Essa nova ferramenta será um marco muito necessário para a equidade racial no mundo da codificação. Só a simples ideia de que não preciso me esforçar duas vezes mais para encontrar um penteado devido ao meu tipo de cabelo já é uma revolução", diz Naeemah LaFond, diretora artística global da Amika, à frente de produtos cosméticos da área. "Tenho certeza de que, nos próximos anos, encontraremos formas de melhorar ainda mais o processo, mas estou animada porque, com o Pinterest, fizemos um avanço gigantesco",

Naeemah LaFond, diretora da Amika, considera ferramenta um marco.Naeemah LaFond, diretora da Amika, considera ferramenta um marco.Fonte:  amika/Reprodução 

Oportunidade e responsabilidade

Penteados protetores, crespos, cacheados, ondulados, lisos e raspados/careca são as categorias implementadas no Pinterest, e elas exibem resultados amplos, explica a empresa, que trabalhou com os criadores de conteúdo BIPOC (pessoas negras, indígenas e não brancas).

A título de curiosidade, a companhia detectou, por meio da ferramenta, um tipo de cabelo entre mais de 500 milhões de imagens. Annie Ta, chefe de produtos inclusivos do Pinterest, afirma: "Nossa missão na equipe de produtos inclusivos é ajudar todas as pessoas a se sentirem em casa no Pinterest. Por sermos uma plataforma de descoberta visual, temos a oportunidade e a responsabilidade de agirmos melhor e aumentar a representatividade nos produtos que criamos."

"É por isso que criamos a pesquisa de tipo de cabelo usando tecnologia de visão por computador para ajudar a identificar tipos de cabelo nas imagens. Ao fazer isso, esperamos conseguir usar a tecnologia em definitivo e facilitar para as pessoas, não importando quem sejam, encontrarem inspiração para seus cabelos no Pinterest", finaliza.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.