Nigéria suspende Twitter no país após conta do presidente ser punida

1 min de leitura
Imagem de: Nigéria suspende Twitter no país após conta do presidente ser punida
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

O Governo da Nigéria anunciou, nesta sexta-feira (4), que suspendeu as operações do Twitter no país por tempo indefinido. Ironicamente, o comunicado do país foi compartilhado na própria rede social pelo perfil oficial do Ministério da Informação e Cultura.

No informe, assinado por Olusegun Adeyemi, Assistente Especial da Presidência para assuntos de Mídia, a suspensão foi feita por causa do "uso persistente da plataforma para atividades que são capazes de minar a existência corporativa da Nigéria".

O representante ainda comunicou que a agência de comunicação do país africano foi instruída a iniciar um processo de "licenciamento dos serviços de streaming da internet e operações de mídias sociais".

Retaliação

Apesar de o comunicado não citar, o banimento acontece quatro dias após o Twitter remover uma publicação do presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari. Na mensagem, o chefe de Estado se referiu à Guerra Civil Nigeriana (1967 até 1970) e ameaçou "aqueles que se comportam mal hoje" sugerindo que ele poderia utilizar "uma linguagem que eles vão entender".

De acordo com o Twitter, a publicação foi apagada porque violou as regras da rede social. Além de ter as palavras apagadas, a conta de Buhari passou 12 horas sem poder realizar nenhuma publicação.

"Recebo relatórios diários de segurança sobre os ataques às infraestruturas nacionais e está muito claro que aqueles que estão por trás deles querem que este governo fracasse. Quem quiser a destruição do sistema, logo terá o choque de suas vidas. Demos a eles tempo suficiente", havia ameaçado o presidente em um tweet anterior ao que foi apagado.

Twitter

No começo desta semana o país sofreu com ataques armados a instalações eleitorais e departamentos de polícia. Não se sabe ainda a origem dos crimes, mas a Nigéria sofre com frequentes ações violentas do grupo extremista islâmico Boko Haram.

Nigéria suspende Twitter no país após conta do presidente ser punida