Twitter banirá quem publicar cinco fake news sobre covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Twitter banirá quem publicar cinco fake news sobre covid-19
Imagem: Twitter/Reprodução

O Twitter anunciou, na última segunda-feira (02), que tomará novas medidas para evitar a desinformação sobre a covid-19 e as vacinas. De acordo com a plataforma, quem for punido cinco vezes por informações falsas será banido permanentemente da rede social.

A empresa falou sobre a medida em seu blog oficial. Ela defendeu que o novo sistema de strikes (suspensões temporárias) ajudará a educar o público em relação às políticas do ambiente virtual. O objetivo da ação é reduzir a disseminação de informações classificadas como “potencialmente prejudiciais e enganosas”.

Desde o início desta semana, tweets com dados incorretos ou mentiras sobre a doença e os imunizantes estão sendo assinalados com um rótulo específico alertando sobre o conteúdo potencialmente falso. Desde o final do ano passado, quando o Twitter começou a combater ativamente as fake news sobre a pandemia, já foram removidas mais de 8,4 mil publicações.

TwitterPostagens com fake news já eram identificadas com um selo

“Não estamos apenas focados em cumprir as Regras do Twitter, mas também em ajudar as pessoas a encontrar informações confiáveis sobre saúde e em criar parcerias com especialistas. Continuamos trabalhando em estreita proximidade com autoridades de saúde pública locais, nacionais e globais”, argumentou a empresa.

Como vão funcionar as punições

A rede social explicou que os rótulos de desinformação serão aplicados pela equipe da companhia. As avaliações ajudarão as ferramentas automatizadas a aprenderem o que é considerado desinformação. A ideia é eventualmente utilizar o trabalho conjunto de revisão humana e das máquinas para melhorar a captação das fake news.

A etiqueta será aplicada na língua em que as contas estão registradas. O sistema de banimentos funcionará assim nas contas que forem pegas espalhando mentiras:

  • Uma violação: nenhuma ação na conta
  • Duas violações: bloqueio da conta por 12 horas
  • Três violações: bloqueio da conta por 12 horas
  • Quatro violações: bloqueio da conta por sete dias
  • Cinco ou mais violações: banimento permanente

A rede social explicou, ainda, que os usuários serão notificados de cada medida tomada e que eles poderão requisitar uma avaliação caso acreditem que a suspensão foi injusta ou incorreta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.