Instagram e Messenger agora têm mensagens que desaparecem

1 min de leitura
Imagem de: Instagram e Messenger agora têm mensagens que desaparecem
Imagem: Pexels

O Facebook liberou sua função de mensagens temporárias para o Instagram e Messenger, o "Vanish Mode". Anunciada inicialmente no fim de setembro, a novidade permite que usuários enviem mensagens efêmeras nas plataformas, incluindo textos, fotos, áudios, vídeos, emojis e stickers, que desapareceram imediatamente após sua visualização

A função não é exatamente nova para todos os usuários, que já haviam notado a opção para ativá-la em suas configurações desde que foi anunciada. Ela também é bastante similar ao que já é encontrado no sistema de Mensagens Diretas do Instagram (popularmente conhecido como DM), que permite o envio de fotos e vídeos com duração temporária.

No Messenger do Facebook, contudo, há apenas uma função de "conversa secreta", que permite encriptação de ponta a ponta, mas sem mensagens com função de desaparecimento.

Demonstração do novo modo de conversas do Messenger. (Fonte: Facebook via The Verge / Reprodução)Demonstração do novo modo de conversas do Messenger. (Fonte: Facebook via The Verge / Reprodução)Fonte:  Facebook via The Verge 

Privacidade extra opcional

Segundo o Facebook, o Vanish Mode será inteiramente opcional, solicitando que o usuário convidado — o modo funciona funciona apenas para chats individuais — aceite entrar no modo de conversa antes de iniciá-la. Ele poderá ser acessado e desligado clicando no topo de uma conversa ou arrastando para cima, logo no início dela. O modo contará também com segurança reforçada nos quesitos de privacidade, com uma função de notificação caso um dos usuários tire uma captura de tela da conversa.

O modo é mais uma das empreitadas do Facebook contra o Snapchat, que nos últimos anos incorporou diversas funções de seu rival para angariar o público jovem, principalmente na região da América do Norte. A função também reforça a postura da rede social em se tornar um pouco mais intimista, deixando de lado o tradicional feed de notícias e adotando a prioridade nos grupos e mensagens diretas.

Disponibilidade

O Vanish Mode para o Messenger e Instagram começa a ser liberado oficialmente hoje nos Estados Unidos e deve chegar nas próximas semanas para os demais países, conforme as atualizações dos servidores do Facebook.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.