Redes Sociais

Facebook lança plataforma de streaming de games gratuita

Jogos via streaming estarão abertas para todos os usuários da rede social através do app, sem custos adicionais

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

26/10/2020, às 08:41

Facebook lança plataforma de streaming de games gratuita

Fonte:

Imagem de Facebook lança plataforma de streaming de games gratuita no tecmundo

Em sua estreia em games por streaming, o Facebook lançou sua plataforma de jogos com um catálogo limitado, mas gratuito para todos. Sem se comprometer em proporcionar altíssimas qualidades de transmissão — 4K, 60 quadros e baixíssimas latências — a rede social anexa a experiência ao app padrão e começa por títulos “pouco exigentes”.

É um dos primeiros passos da companhia neste mercado ainda em construção. Seguindo direções diferentes da concorrência — como o Amazon Luna, Google Stadia e Microsoft xCloud —, o Facebook busca criar uma experiência totalmente gratuita e que dispensa a aquisição de qualquer hardware específico para aproveitar. É abrir o app, escolher o jogo e aproveitar.

Jason Rubin, vice-presidente de jogos no Facebook, diz que a marca levará jogos totalmente gratuitos, mas que “estão adicionando jogos tolerantes a altas latências, pelo menos no começo”. Ademais, ele complementa que a plataforma não promete entregar transmissão de alta qualidade, com resolução 4K, 60 quadros por segundo, a um custo de US$ 6,99 mensais, tampouco oferecer um hardware especial; apenas a experiência simples de aproveitar um jogo.

a Facebook/Divulgação

Para ele, adotar esses jogos abre o catálogo de experiências que o Facebook pode proporcionar. A rede social se tornou conhecida por alavancar games em Flash e logo depois a substituindo por HTML5, mas esses títulos se resumem a experiências simples, menores e que apelam para interações sociais entre contatos no Facebook.

Agregando novas possibilidades

Ainda que sejam significativamente maiores que jogos para navegadores, o streaming não substituirá os games do Facebook — pelo menos por enquanto. Títulos em HTML5 continuarão no catálogo da empresa e jogadores ainda poderão aproveitar as experiências sociais.

a  Facebook/Divulgação 

“A plataforma permitirá que nossos 300 milhões de jogadores continuem jogando os jogos que gostam, mas acreditamos que eles migrarão e aproveitarão games mais complexos”, comenta o vice-presidente. Neste primeiro momento, os games incluídos são adaptações de títulos do Android, incluindo nomes como Asphalt 9, Mobile Legends: Adventure e PGA Tour.

A plataforma por streaming será disponibilizada por meio de atualização do app do Facebook (somente para Android) e será exclusivo dos Estados Unidos — mais especificamente, para o estado da Califórnia, Texas, Nordeste norte-americano e região Médio Atlântico. Não há detalhes sobre a expansão do serviço para outros países, tampouco para o Brasil.


Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.