Golpe no Instagram clona perfis para usar em sites adultos

1 min de leitura
Imagem de: Golpe no Instagram clona perfis para usar em sites adultos
Imagem: Pexels

Um novo tipo de fraude no Instagram tem causado dores de cabeça em usuários mais jovens da rede social, principalmente as mulheres e modelos. Em matéria publicada pela Vice na semana passada, elas aparecem como o maior alvo de golpistas que estão clonando seus perfis para promover páginas falsas de sites conhecidos por vender conteúdos pornográficos.

Segundo a revista, os criminosos utilizam as imagens publicadas no Instagram para criar contas supostamente originais, que são usadas com o intuito de atrair potenciais compradores para os materiais postados em páginas fraudulentas, imitando as plataformas OnlyFans e JustForFans.

Hospedadas no construtor de sites Wix, as páginas falsas têm visual semelhante ao das versões originais, além de serem vinculadas ao perfil fraudulento criado na rede social, que traz a mesma biografia, fotos e nome da conta verdadeira.

Exemplo de página falsa no Instagram e na plataforma adulta.Exemplo de página falsa no Instagram e na plataforma adulta.Fonte:  Vice/Reprodução 

A partir daí, o fake começa a seguir e interagir com os contatos do usuário autêntico e a solicitar os dados bancários deles para liberar um suposto período de teste gratuito do serviço que comercializa conteúdos adultos. O golpe inclui ainda o bloqueio do perfil real ao qual as fotos pertencem, no Instagram, como forma de evitar que a vítima saiba da existência da conta falsa.

Plataformas prometem agir contra os golpistas

Questionado pelo veículo sobre o golpe que já fez vítimas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, entre outros países, o Instagram afirmou não tolerar assédios e extorsões e pediu aos usuários para denunciar os falsificadores. Uma das contas envolvidas no caso foi apagada da plataforma, após a reclamação da vítima.

Já o JustForFans, disse ter alertado os usuários sobre as páginas falsas e confirmou que elas não estão hospedadas em sua plataforma, enquanto o OnlyFans revelou estar trabalhando para descobrir e denunciar todos os perfis fakes e clonados.

O Wix, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.