Facebook mudará ranqueamento de notícias no feed

1 min de leitura
Imagem de: Facebook mudará ranqueamento de notícias no feed
Imagem: Pexels
Avatar do autor

Em mais uma medida contra fake news, o Facebook mudará o ranqueamento de notícias exibidas no feed dos usuários. Depois de consultas com especialistas e grandes veículos, a rede social priorizará a exibição de notícias de publicações do veículo original ou os que são transparentes com os autores do conteúdo.

Ciente de que é importante informar a sociedade com notícias verdadeiras oriundas de veículos consolidados, o Facebook priorizará essas notícias no feed de todos os perfis do mundo, começando por aqueles que falam inglês.

Sem interferir na frequência em que as publicações de amigos e grupos aparecem, o algoritmo da rede social alterará somente na disposição de publicações de páginas da internet. Ou seja, se duas páginas diferentes compartilham a mesma notícia, mas somente uma delas é a página verificada do veículo, essa deve aparecer primeiro na página inicial.

Novidade é mais uma medida para fortalecer o combate contra as fake news.Novidade é mais uma medida para fortalecer o combate contra as fake news.Fonte:  VisualHunt 

Prioridade para transparência

Em outra alteração na exibição de publicações, a rede social priorizará veículos que são transparentes sobre a autoria do conteúdo. Em análise com especialistas, o Facebook constatou que sites que ocultam a autoria dos textos tendem a compartilhar conteúdo menos confiável ou com manchetes sensacionalistas para atrair cliques.

Essa conclusão partiu da consulta com várias organizações internacionais de jornalismo, incluindo Trust Project; Global Forum for Media Development e Reporters Without Borders’ Journalism Trust Initiative.

Entretanto, o Facebook entende que transparência pode impor riscos a jornalistas de algumas regiões. Sendo assim, a implementação desse filtro será gradativa e sempre precedida de análises minuciosas com jornalistas locais.

a  VisualHunt 

Então, o que muda?

Veículos com contas verificadas na rede social podem notar um aumento no alcance de suas publicações e um número maior de acesso nas páginas oficiais. Contudo, as alterações não significam que a rede social se livrará de sites independentes, blogs ou da publicação de amigos. Segundo o Facebook, há outros fatores importantes para o ranqueamento de notícias na página principal que interferem na disposição de publicações.

Sendo assim, a publicação de amigos ou de grupos preferidos não deve ter qualquer alteração. Contudo, publicações relacionadas a notícias serão afetadas pela alteração. No começo, somente perfis e notícias em inglês serão afetados pelo novo ranqueamento; posteriormente, o Facebook promete implementar a ferramenta em mais idiomas.

Facebook mudará ranqueamento de notícias no feed