Facebook restringe lives para evitar novas transmissões ao vivo de chacinas

1 min de leitura
Imagem de: Facebook restringe lives para evitar novas transmissões ao vivo de chacinas

O massacre que deixou 50 mortos e dezenas de feridos no ataque terrorista na Nova Zelândia, no dia 14 de março, chamou a atenção pelo uso indevido e descontrolado das lives em redes sociais. O assassino conseguiu exibir a chacina durante 17 minutos, ao vivo, via Facebook — e não demorou muito para o conteúdo chegar a outras plataformas, como o Twitter, o YouTube e o Reddit.

Facebook passa a adotar medidas mais severas com algumas questões graves

As companhias foram muito criticada, principalmente por não terem mais controle ou responsabilidade em casos como esse. Agora, o Facebook responde diretamente ao episódio com medidas que limitam as transmissões em tempo real. Até hoje, quem violasse os Padrões da Comunidade, a publicação era removida e em caso de insistência o usuário levava uma suspensão, além de veto temporário no uso do Facebook Live. Em casos extremos, ele era então banido.

facebookFonte: Reprodução

“Agora aplicaremos uma política de “infração única” para o Live, em conjunto com uma gama mais ampla de ofensas. Qualquer pessoa que violar nossas políticas mais sérias será impedida de usar o Live por determinado período de tempo — por exemplo, 30 dias — a partir da primeira violação. Assim, alguém que compartilhe um link para uma declaração de algum grupo terrorista agora será imediatamente impedido de usar o Live por um determinado período de tempo.”

Facebook também vai caçar DeepFakes

O Facebook afirma que vai também investir US$ 75 milhões em novas parcerias e pesquisas com os principais acadêmicos das universidades de Maryland, Cornell e da Califórnia para detectar mídias modificadas — incluindo imagens, vídeo e áudio; e distinguir publicações de indivíduos que intencionalmente alteram conteúdo de pessoas e postam inadvertidamente.

A iniciativa vem para coibir os casos de DeepFakes, que vem se proliferando com cada vez mais rapidez — a tecnologia nesse setor vem evoluindo bastante e rapidamente, o que preocupa as autoridades.

E aí, o que acharam dessas medidas? Será que a transmissão de lives com mensagens impróprias vai mesmo diminuir?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.