O recurso de comércio eletrônico no Instagram não é novidade: se você tem uma loja ou algo do tipo, poderia ter um perfil comercial onde é possível publicar fotos com links que mostram o preço de produtos e levam para um ambiente de compra. Agora, conforme foi anunciado na F8 2019, a conferência anual sobre futurotecnologia do Facebook, esse recurso vai estar disponível também para influenciadores e as pessoas vão poder comprar sem sair do Instagram.

É possível levantar fundos para uma organização sem fins lucrativos da qual você gosta diretamente no Instagram

Com isso, vai ser possível comprar com facilidade produtos mostrados no Instagram de influenciadores. Roupas e acessórios que estão usando, eletrônicos que utilizam, tudo isso vai poder ganhar um link que leva o usuário diretamente para a página de compra dentro do próprio app. O recurso vai começar a ser testado na semana que vem com um grupo seleto de perfis, como das influenciadores Camila Coelho e Kim Kardashian, publicações, como GQ e Vogue, e, posteriormente, todo mundo vai poder usar.

a

Caridade e criatividade no Instagram

A partir de hoje também, é possível levantar fundos para uma organização sem fins lucrativos da qual você gosta diretamente no Instagram. você pode criar uma campanha de arrecadação de fundos por meio de um adesivo de doação nos stories e mobilizar sua comunidade em torno de uma causa que ache que merece ajuda. Vale notar que 100% do valor arrecadado é repassado para a causa que você escolher. Por enquanto, isso só vai estar disponível nos EUA, mas não deve demorar para o recurso chegar aqui no Brasil e em outros países.

Por último, mas não menos importante, a F8 2019 apresentou um novo design de câmera que inclui o Create Mode. Esse recurso serve para o usuário criar publicações sem necessariamente o uso de foto ou vídeo, mas de outros elementos gráficos. Ele facilita o uso de ferramentas populares de criação, como efeitos e adesivos interativos, para que você possa se expressar com mais liberdade.