Redes Sociais

Instagram já é mais usado do que o Messenger do Facebook no Brasil

Um relatório de pesquisa mostra como o aplicativo cresceu nos últimos anos e detalhes sobre como ele é utilizado pelos usuários brasileiros

Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

07/03/2019, às 10:22

Instagram já é mais usado do que o Messenger do Facebook no Brasil

Fonte:

Imagem de Instagram já é mais usado do que o Messenger do Facebook no Brasil no tecmundo

Uma pesquisa realizada pelo instituto Panorama Mobile Time / Opinion Box sobre os aplicativos mensageiros que usamos para nos comunicar pela internet mostrou que no mês de fevereiro o Instagram – que aparece pela primeira vez nessa lista – já ultrapassou o Messenger do Facebook em frequência de uso no Brasil.

A rede social de fotos e vídeos já é mais usada na hora de conversar diretamente com outras pessoas do que o mensageiro do Facebook

Instalado em 65% dos smartphones usados no Brasil, o Instagram, que tem como função primária ser uma rede social de fotos e vídeos, assumiu um papel de comunicador com suas mensagens privadas, chamadas também de inbox, e vinha sendo citado pelos usuários nessa função cada vez mais nos últimos quatro anos.

Comunicação diária

Apesar do Messenger estar instalado em mais smartphones do que o Instagram (69% contra 65%), a rede social de fotos e vídeos já é mais usada na hora de conversar diretamente com outras pessoas do que o mensageiro do Facebook. A diferença é que apenas 62% afirmaram que abrem o app do Messenger todos os dias, enquanto que 82% acessam o Instagram diariamente.

Quando analisamos as faixas etárias, vemos o óbvio: o Instagram é o queridinho dos mais jovens

No fim das contas, os dois aplicativos e o WhatsApp – que é disparado o comunicador mais utilizado no Brasil, instalado em 97% dos smartphones no Brasil – são todos do mesmo dono: Mark Zuckerberg, que já afirmou que pretende integrar em um backend único o WhatsApp, o Messenger e o Instagram, por entender que os três têm mais semelhanças que diferenças.

O queridinho das jovens

O relatório também deu mais detalhes sobre quem usa mais o Instagram: no caso, são as mulheres, visto que 69% das brasileiras possuem o Instagram instalado, enquanto que só 61% dos brasileiros têm o aplicativo no celular. Em termos de grau de fidelidade ao app, as mulheres também vencem, com 86% contra 82% no caso dos homens.

Quando analisamos as faixas etárias, vemos o óbvio: o Instagram é o queridinho dos mais jovens. Na faixa entre 16 e 29 anos, o app está instalado em 74% dos smartphones. O percentual cai para 61% no grupo entre 30 e 49 anos, e baixa para 51% entre aqueles com 50 anos ou mais. O grau de fidelidade do Instagram também é maior entre os jovens (89%) do que entre os mais velhos (64%).



Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

Rafael Farinaccio

Especialista em Editor do The Brief

Editor do The BRIEF. Há mais de 10 anos na NZN, Fari é historiador, apaixonado por ciências e tecnologia, e grande admirador das obras de J.R.R. Tolkien.