O Instagram copiou a essência do Snapchat quando criou os Stories e, desta vez, parece que o caminho será inverso. Isso porque a rede social do fantasminha estaria considerando deixar os usuários criarem postagens permanentes, ficando a critério de cada escolher o jeito tradicional, quando ela some após 24 horas, ou o novo.

Quem trouxe o rumor ao público foi a Reuters, que garante ter conversado com pessoas inteiradas do tema. A agência cita ainda que a Snap considera tornar pública a identidade de quem cria postagens públicas dentro da plataforma, talvez justamente para dar a ela mais um verniz de rede social em si.

Se implementado, novo recurso deve deixar o Snapchat mais parecido com o Instagram

Vale destacar que, em ambos os cenários, a escolha sobre o nível de publicidade de um conteúdo (se público ou privado) sempre caberia ao usuário. Assim como também seria possível apagar uma postagem permanente a qualquer momento tal qual ocorre em outras redes sociais.

Essa mudança parece algo que mexe o cerne do Snapchat em si, mas pode ser vista como essencial para a plataforma continuar relevante para usuários privados ou comerciais. Deixar o usuário publicar conteúdos perenes pode convencer mais marcas e influenciadores a utilizarem a rede.

Além de tudo isso, ter funções mais semelhantes às do Instagram também poderia dar mais musculatura para o produto da Snap na hora de competir com a sua principal rival. Mas, até agora, tudo não passa de rumor e a empresa não se pronunciou de forma oficial a respeito do tema.