Imagem de: Instagram: tendências, hashtags e localizações mais usadas durante 2018

Instagram: tendências, hashtags e localizações mais usadas durante 2018

2 min de leitura
Avatar do autor

Com 2018 quase acabando, o Instagram destacou algumas tendências do ano e mostrou como a comunidade da plataforma usou a rede social para se expressar de forma criativa. Falando sobre os locais onde as pessoas mais publicam conteúdo na plataforma, a cidade de São Paulo está entre as cinco geolocalizações mais usadas no mundo todo.

Em primeiro lugar está Moscou, na Rússia. Com a Copa do Mundo de futebol desse ano acontecendo no país, os turistas compartilharam muitas fotos e vídeos nos principais pontos da cidade.

Top 5 geolocalizações do mundo

Top 5 localizações mais marcadas no Brasil

#FuteboleFesta!

No país do futebol e do Carnaval, as tendências de hashtags não poderiam ser diferentes: #copadomundo e #carnaval2018 estão entre as que mais cresceram no ano. E parece que por aqui muitas pessoas gostam de fazer retrospectiva e recordar bons momentos, pois #tbt foi a hashtag mais usada pelos brasileiros em 2018.

Top 5 Hashtags mais usadas no Brasil

Top 5 hashtags que mais cresceram no Brasil

No mundo, o GIF de coração do Instagram foi o mais usado nos Stories, enquanto o filtro de corações foi o mais usado na câmera desse mesmo recurso. No Feed, o emoji de coração foi usado em comentários mais de 14 bilhões de vezes.

No Brasil, o amor também foi compartilhado muitas vezes dentro do Instagram. A hashtag #love teve mais de 13 milhões de publicações no país, e #amor também foi uma das mais utilizadas pelos brasileiros em 2018, com 9 milhões de posts.

Um 2018 relaxante

Para falar das tendências, parece que muitas pessoas também querem relaxar no Instagram: ASMR (sigla em inglês para “Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano”) foi a principal tendência do ano, ao lado de outros vídeos relaxantes como aqueles de sabonetes sendo cortados e de slime, uma espécie de massinha que pode ter diferentes texturas, cores e formatos, e que são muito populares no Instagram.

O jogo Fortnite também explodiu entre os adolescentes e #fortnite foi a que hashtag que mais cresceu no mundo todo. E os fãs de K-pop e do grupo BTS mostraram o quanto o gênero faz sucesso com #btsarmy sendo a maior comunidade fandom no Instagram em 2018.

Por um mundo melhor

O ano também foi marcado por diversos movimentos sociais importantes que ganharam grande volume nas plataformas digitais. As hashtags de movimentos sociais mais compartilhadas do ano foram #metoo (1.5 milhão), #timesup (597K) e #marchforourlives (562K), o que mostra que o Instagram é uma plataforma poderosa para defender suas opiniões e dar visibilidade a causas relevantes.

Nós também criamos um vídeo que mostra as grandes tendências de 2018, que você pode assistir aqui. Esperamos que essas listas inspirem as pessoas para usarem o Instagram para espalhar ainda mais amor e gentileza nesse fim de ano.

Retrospectiva Instagram 2018 - Dados globais

  • Efeito de câmera mais usado no Stories: Corações
  • Adesivo de GIF mais usado no Stories: Coração do Instagram (por Arata)
  • Número de vezes que o emoji de coração foi usado nos comentários: 14 bilhões
  • Geolocalização mais feliz no mundo (com maior uso do emoji “smile” – sorriso – na legenda): Disneyland Tóquio
  • Principal tendência da comunidade: ASMR
  • Hashtag com maior crescimento: #fortnite
  • Maior Fandom: BTS (#btsarmy)
  • Principais hashtags de movimentos sociais: #metoo (1.5 milhão), #timesup (597K), #marchforourlives (562K)

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Instagram: tendências, hashtags e localizações mais usadas durante 2018