Instagram vai lançar ferramenta que lê descrições para deficientes visuais

1 min de leitura
Imagem de: Instagram vai lançar ferramenta que lê descrições para deficientes visuais

Atualmente, há um esforço coletivo global com o objetivo de tornar todas as plataformas digitais mais inclusivas para quem possui deficiências visuais. O mais popular recurso usado atualmente é o uso da inteligência artificial (IA) para “ler” descrições de imagens em redes sociais e anúncios. Agora, o Instagram também adere a essa tendência e anunciou hoje (28) que vai lançar duas novas ferramentas para isso.

A primeira envolve um "texto alternativo automático", que narra em voz alta as descrições de fotos quando alguém navegar pelo feed, por meio da página "Explorar" ou via um perfil. A IA será responsável por reconhecer os objetos para criar essas descrições.

Já a segunda traz o "texto alternativo personalizado" para que usuários possam adicionar as legendas detalhadas de suas imagens, justamente para facilitar os que utilizam softwares leitores de elementos exibidos no display a ouvir o conteúdo mostrado no smartphone. Abaixo, um exemplo de como deve ficar a interface com a novidade.

instagramFonte: The Verge

Vale destacar que o Facebook tem usado a IA para descrever fotos aos usuários cegos há algum tempo. Embora seja uma boa, ainda não há uma previsão para a distribuição dessa nova ferramenta do Instagram.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.