O Facebook anunciou o lançamento do botão de contexto para notícias aqui no Brasil, uma nova arma na luta contra as fake news. A novidade estava em teste desde o ano passado nos Estados Unidos e consiste em mais informações contextuais sobre os artigos e veículos de comunicação que aparecem no Feed de Notícias a fim de que as pessoas decidam o que vão ler e compartilhar.
Em parceria com comunidade e parceiros acadêmicos e do setor, o Facebook identificou uma série de informações relevantes para auxiliar os seus usuários na hora de avaliar a credibilidade de um artigo ou veículo. A ideia é, com isso, oferecer os dados necessários para facilitar a identificação do contexto de uma notícia, como descrição de um veículo na Wikipédia ou artigos relacionados.
Nossos vídeos em destaque
Se um veículo não está na Wikipédia, essa informação será exibida na tela e isso também pode servir como contextualização, defende a rede social.
Contexto
Além dessas informações, já disponíveis no projeto original testado nos EUA, a novidade que chega ao Brasil incluirá dois novos menus:
- Mais sobre este link – para ver outras histórias publicadas recentemente pelo mesmo veículo
- Compartilhado por amigos – para ver quais amigos já compartilharam o mesmo link
Nos EUA, a companhia testa, ainda, oferecer mais informações sobre o autor de um texto a fim de verificar se isso aumenta ou não a credibilidade. A ideia é que os leitores dos Instant Articles possam clicar sobre o nome do autor e ver a sua descrição na Wikipédia e links para página ou perfil e outros artigos publicados. Obviamente, tais informações são exibidas apenas se o autor habilitar a sua divulgação.
Além do Brasil, Argentina, Colômbia e México também ganharam o acesso ao novo recurso.
)
)
)
)
)
)
)