Novidades do TweetDeck trazem mais acessibilidade e descrições de imagens

1 min de leitura
Imagem de: Novidades do TweetDeck trazem mais acessibilidade e descrições de imagens

Para quem não conhece, o TweetDeck é um programa que permite publicar, acompanhar e gerenciar perfis no Twitter. É um dos mais utilizados para agendamento de posts e gerenciamento de várias contas. No último dia 3, foi lançada uma atualização que permite às pessoas “tornar seus tweets acessíveis para o maior público possível”; com ela, os usuários podem adicionar descrições, ou textos alternativos, às imagens que compartilham em seus tweets. 

O recurso vem para aprimorar o programa de maneira que pessoas com deficiência visual possam ter acesso às descrições das imagens por meio de uma tecnologia assistiva, como leitores de tela e exibições em braile. 

Alguns conhecem esses recursos de outros programas e plataformas que já os utilizam, mas, para aqueles que não, é muito simples entender o processo. Os usuários precisam apenas adicionar algumas palavras para descrever sua imagem depois de carregá-la; essas legendas são conhecidas também como “texto alternativo” (usuários do Wordpress estão bastante familiarizados com a nomenclatura).  Podemos ver um exemplo na imagem abaixo:

A novidade possibilita que todas as pessoas tenham acesso às informações contidas nas imagens da mesma forma e com a mesma clareza. Entretanto, vale lembrar que é necessário ativar o recurso antes de começar a utilizá-lo, através das configurações do Twitter.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.