De acordo com informações do The Information, o Snapchat estaria planejando lançar um “Gaming Hub” ou uma “Central de Games” ainda em 2018. Com isso, usuários da plataforma de mensagens efêmeras poderiam interagir através de games criados por desenvolvedores terceiros. Acredita-se que, com isso, o app possa voltar a concorrer com o Instagram, o qual recentemente bateu a marca dos 1 bilhão de usuários ativos por mês.

O veículo afirma que será possível baixar games a partir de uma loja dentro do Snapchat, mas não sabemos exatamente como isso poderia ser possível. Isso porque Google e Apple certamente não deixariam um app ter outra app store dentro de si para distribuir games. É possível que a Snap tenha encontrado uma forma de driblar essas imposições das grandes lojas do Android e do iOS, mas ainda não sabemos exatamente como.

De qualquer forma, a Snap já estaria trabalhando nessa novidade há cerca de um ano e já teria conseguido contratos com alguns desenvolvedores de jogos para distribuir alguns títulos dentro do Snapchat. Acredita-se que a empresa esteja utilizando a tecnologia da PlayCanvas, startup comprada pela Snap no início deste ano. Isso indica ainda que esses games poderiam ter algo a ver com realidade virtual (especialidade da PlayCanvas) e também com realidade aumentada (especialidade da Snap).

Não seria uma grande surpresa ver o Instagram copiando a ideia e, quem sabe, fazendo uma implementação ainda melhor

Considerando que essa central de games do Snapchat pode realmente ser uma ferramenta importante para manter a base de usuários crescendo, não seria uma grande surpresa ver o Instagram copiando a ideia e, quem sabe, fazendo uma implementação ainda melhor.

Desde que a Snap se recusou a vender o Snapchat para o Facebook em 2015, as plataformas de Mark Zuckerberg vêm copiando sistematicamente as novidades do rival e conseguindo bastante sucesso com isso, dada a sua base de usuários consideravelmente maior.