Como usar o IGTV, novo app para vídeos longos do Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Como usar o IGTV, novo app para vídeos longos do Instagram

Instagram está mesmo levando a sério essa história de transformar o vertical no novo formato de vídeos mais usado. O app lançou nesta quarta-feira (20) o IGTV, um recurso dentro do próprio Instagram que permite aos usuários postarem e acompanharem vídeos mais longos do que o permitido até então.

Para ter acesso a ele, você precisa atualizar seu app do Instagram na PlayStore. E não se preocupe, se o ícone de TV não aparecer no seu app, você pode baixá-lo separado na loja da Google e fazer login normalmente com os mesmos dados que usa no IG padrão.

Com o IGTV, Zuckerberg investe pesado na concorrência ao Youtube, mas o app tem alguns recursos diferentes do seu oponente. Veja como utilizar o IGTV!

Para assistir

Na tela inicia do app, o usuário é recebido com alguns dos vídeos mais vistos ou em alta no momento, com o menu dividido em quatro abas: Para Você, Seguindo, Populares e Continuar assistindo.

Assim como o YouTube, o IGTV também memoriza até onde você acompanhou um vídeo para continuar de onde parou anteriormente. Todos os seus amigos do Instagram que criarem conta no IGTV já devem aparecer automaticamente na aba "Seguindo".

Outro recurso é que você pode pesquisar por vídeos e canais enquanto reproduz um vídeo, clicando na barra de pesquisa na tela inicial. Encontrou o que estava procurando? A partir disso, o sistema de interação do App é basicamente o mesmo do Instagram, então se você está habituado a usá-lo, curtir, comentar, marcar amigos e enviar vídeos via direct vai ser bastante fácil e intuitivo.

Criando sua conta no IGTV

Quer compartilhar seus vídeos mais longos com os seus seguidores do Instagram? Basta clicar no ícone com a sua foto ao lado da barra de pesquisar. Depois disso, toda vez que você clicar na sua foto, o app vai te encaminar para a aba com os seus próprios vídeos.

Por enquanto, o app não permite a postagem de vídeos com menos do que 15 segundos ou com mais de 10 minutos, nem tampouco faz transmissões ao vivo - para isso você deve continuar utilizando o bom e velho Instagram. O app também não grava diretamente: primeiro você precisa gravar e depois postar localizando a partir da galeria.

Agora, se você usa mais do que uma conta no mesmo smartphone e já está logado em todas, é possível trocar de conta diretamente dentro do IGTV, não precisa voltar ao Instagram.

Fácil, não? E você, o que achou deste novo recurso?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.