Facebook vai usar aprendizado de máquina para caçar duplicatas de fake news

1 min de leitura
Imagem de: Facebook vai usar aprendizado de máquina para caçar duplicatas de fake news

Os usuários estadunidenses são muito valiosos para o Facebook. Relatórios da própria companhia revelam que, para os anunciantes, a audiência de um norte-americano vale quatro vezes mais do que a estrangeira. Muitas páginas criadas em países como Macedônia, Kosovo e Paquistão, por exemplo, fingem estar sediadas nos Estados Unidos e espalham fake news e rumores, justamente para capitalizar seus cliques. Sabendo disso, a rede social vai usar o aprendizado de máquina para barrar esse conteúdo.

Novo programa com aprendizado de máquina deve ser apresentado oficialmente na próxima semana

A companhia já usa a inteligência artificial para rastrear material que pode ser falso e tem o apoio de verificadores de fatos de empresas parceiras em 14 países. Os humanos ainda são mais eficientes em julgar se há algo errado com as notícias, então, quando eles sinalizam as matérias como improcedentes, as mesmas perdem alcance na plataforma.

Na próxima semana, esse sistema ganha o reforço de um programa que identifica as duplicatas e variações dessas fake news já desmascaradas, a partir da análise de comportamento. “Essas páginas normalmente copiam e colam conteúdo de outras fontes e outro sinal (de conteúdo falso) é que elas costumam estar cobertas de anúncios de baixa qualidade”, explica Tessa Lyons, gerente de produto responsável pelas iniciativas no Feed de Notícias, em entrevista ao BuzzFeed News.

“Também vemos um padrão comum nos administradores das páginas, pois eles costumam mirar pessoas de países diferentes dos seus. Essas pessoas geralmente têm contas suspeitas que não são falsas, mas são identificadas em nosso sistema como tendo atividades suspeitas”, comentou Tessa.

A executiva admitiu que podem haver equívocos, mas como a penalização é a redução de alcance e não a exclusão, ela diz que, caso seja comprovado que a página compartilha conteúdo verdadeiro ou ela pare de espalhar fake news, há a possibilidade da conta se “reabilitar”. Outras novidades devem ser anunciadas no mesmo dia, na próxima quinta-feira (28), na Global Fact, conferência sobre assunto, que acontece em Roma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.