Facebook ainda não conseguiu a audiência que quer com suas propostas audiovisuais, especialmente com as transmissões ao vivo. Por isso mesmo, a companhia vem experimentando recursos e agora vem liberando aos poucos suas novidades. Duas delas já começam a figurar em algumas contas nos Estados Unidos e visam maior interação com o público.

A primeira são as enquetes, com os anfitriões de atrações como o reality show Help Us Get Married perguntando aos espectadores quais as opções eles devem selecionar para cerimônias de casamento. A ideia é levar essa estrutura de votação em tempo real para outras produções.

A segunda é “gamificação” de vídeos, transformando basicamente as exibições em um game show nos moldes de HQ Trivia — em que as pessoas precisam responder às questões durante um limite de tempo e são eliminadas no caso de errar as respostas. Essa frente, aliás, já teria vários títulos atualmente em desenvolvimento.

Novas políticas de monetização

De acordo com o The Next Web, o Facebook deve mostrar algumas dessas novidades durante a conferência anual para criadores de vídeo online VidCon, que começa amanhã (20). O evento é dominado por youtubers e seria um local ideal para a companhia apresentar propostas sedutoras —  e atrair os produtores para usar sua plataforma audiovisual com mais frequência. Entre as ofertas, estão um conjunto de opções para monetização do conteúdo.

A rede social estaria permitindo as pausas de anúncios para os usuários e vem expandindo os recursos para as assinaturas de fãs, que garantem mimos e vantagens dos autores para os seguidores que pagarem US$ 4,99 por mês — de forma semelhante como já funciona com o Twitch, por exemplo.

Além disso, companhia estreia o Brand Collabs Manager, ferramenta que sugere às marcas uma pesquisa sobre as estrelas que podem potencialmente se tornar parceiras de seus produtos e serviços. Tudo isso ainda está em fase experimental, portanto, ainda não dá para saber exatamente quando será disponibilizado para o grande público.

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